sábado, 16 de junho de 2007

FORTALEZA DE SANTA CRUZ


A Fortaleza de Santa Cruz está situada em Niterói no bairro de Jurujuba; elevação na entrada da Baía de Guanabara. Em 1555, neste local, Villegagnon colocou umas peças de artilharia em uma fortificação improvisada. Em 1557 os portugueses a ocuparam e ampliaram, dando-lhe o nome de Bateria de Nossa Senhora da Guia.
Em 1599 a fortaleza impediu a invasão de navios holandeses comandados por Oliver Van Noort. Temendo as invasões holandesas no início do século XVII, recebeu 20 canhões e passou a ser chamada de Fortaleza de Santa Cruz.
A Fortaleza de Santa Cruz sempre foi prisão política; entre outros estiveram prisioneiros: José Bonifácio de Andrade e Silva, o caudilho uruguaio André Artigas e Bento Gonçalves, herói da Guerra dos Farrapos. Entre 1922 e 1930 o capitão Eduardo Gomes, Estlac Leal, Alcides Araújo e Juarez Távora, foram os únicos até hoje que conseguiram fugir da fortaleza.
Na praça em frente à fortaleza estão instalados desde 1942 dois canhões de 172 mm voltados para o mar. Entrando na fortaleza vemos a Capela de Santa Bárbara, do século XVIII - existe uma história que diz que sempre que se tentava remover a imagem de Santa Bárbara, o mar ficava revolto impedindo sua remoção; adiante chegamos à Cova da Onça, uma sala onde os prisioneiros eram torturados em uma roda de madeira com lâminas cortantes e seus restos jogados no mar através de um poço no lado oposto desta sala - o nome Cova da Onça vem do fato de dizerem aos outros prisioneiros que os gritos vinham de uma onça aprisionada no local.

2 comentários:

Tereza Cristina disse...

Gente, eu nao lembrava mais disso.

Henrique Falcão disse...

Querida Tereza,
Temas & Tiras, além de ser um ótimo veículo cultural, também serve para reativar neurônios improdutivos!
O Ministério da Saúde recomenda utilizá-lo regularmente.