sexta-feira, 22 de junho de 2007

ITAMONTE-MG - PARAÍSO NA TERRA


Itamonte

Itamonte é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de São Lourenço.

História

Em meados do século XVI, o donatário Martin Afonso de Souza, da Capitania de São Vicente (SP), ordenou que seus homens explorassem o interior do País. Em 1531, depois de percorrer 115 léguas, atravessando florestas virgens e transpondo as Serras do Mar e Mantiqueira, a primeira expedição chegou a São José do Itamonte. O grupo tomou a garganta da Lapa - vertente Leste da Mantiqueira, entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, passou pelo Alto do Registro, acompanhou o curso do Rio Capivari até a confluência com o Rio verde. Deparou, no caminho, com um Monte, um Pico, o Picú, que desde então é ponto de orientação para quem chega à Região. O povoado passou a ser chamado de São José do Picú, até a sua emancipação na década de 50, quando passou a Itamonte (Pedra do Monte ou Montanha de Pedra).

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 13.310 habitantes. A área é de 431,7 km² e a densidade demográfica, de 30,83 hab/km².

Localizado na divisa com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, Itamonte tem como municípios limítrofes Baependi a norte, Alagoa a nordeste, Bocaina de Minas a leste, Resende (RJ) e Queluz (SP) a sul, Itanhandu a oeste e Pouso Alto a noroeste.

É a porta de entrada para a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia e Pico das Agulhas Negras

Na minha juventude freqüentei muito este lugar. Se existe algo que sinto saudade na minha vida é desta época e desta cidade fantástica. Recomendo.

Nenhum comentário: