quinta-feira, 14 de junho de 2007

O TREM DAS CRIANÇAS

Nos anos que precederam a Segunda Guerra Mundial, judeus desesperados para abandonar paises dominados pelas Alemanha nazista se depararam com as portas fechadas no mundo inteiro - exceto por uma pequena brecha. A Inglaterra, num gesto singular, aceitou no final de 1938 acolher crianças judia numa operação que passou a ser conhecida como Kindertransport.
Quase 10 mil crianças vinda de paises como Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia fizeram a viagem. Chamados Kindertransports na Alemanha os primeiros trens saíram seis semanas após Kristallnacht, o ultimo dois dias antes da eclosão da Segunda Guerra (13 setembro 1939) . As crianças eram colocadas em vagões de trens lacrados e enviadas primeiramente para a Holanda e a seguir para a Inglaterra. A maioria jamais viu suas famílias novamente.
As crianças foram distribuídas pelos lares, escolas, fazendas e orfanatos por toda a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda Elas cresceram na Grã-Bretanha durante a guerra e muitas ainda vivem nestes lugares. Estima-se que aproximadamente 2.500 tenham imigrado para a América do Norte após a II Guerra Mundial.
No entanto, enquanto estas 10 mil crianças conseguiram escapar do Holocausto, 1 milhão e 500 mil não puderam ser salvas e morreram nos mãos da Alemanha de Hitler. Em 1989 foi fundada nos Estados Unidos "Associação do Kindertransport" na Inglaterra e em Israel também organizações equivalentes.

Nenhum comentário: