domingo, 4 de maio de 2008

ESSE ANO TEM ELEIÇÃO


VOCÊ CONFIA NAS URNAS?

Durante as eleições para governadores de estado de 1982, houve o famoso Caso Proconsult, ocorrido no Rio de Janeiro, pois foi a primeira experiência de automação da apuração eleitoral que foi aplicada em todo o Brasil.

Naquela época os votos ainda eram feitos cédula de votação mas a somatória final dos votos era feita por meio de computadores. A empresa Proconsul responsável pela somatória dos votos do estado do Rio de Janeiro fraudou os resultados da votação.

Desde então tem sido sugerido por alguns grupos que as urnas eletrônicas brasileiras sejam equipadas com uma impressora para que possa armazenar os votos em uma listagem e que fosse comparada com os dados armazenados magneticamente.

Entretanto experts em informática ainda insistem que ela é veículo fácil de fraudes de difícul descoberta. Em 5 de outubro de 2006 o grupo neerlandês Wij vertrouwen stemcomputers niet (em português, literalmente: "Nós não acreditamos em urnas eletrônicas") e a associação alemã de hackers Chaos Computer Club demonstraram na televisão neerlandesa a manipulação de urnas eletrônicas do tipo ES3B da empresa Nedap, usadas em 90% das eleições nos Países Baixos além de serem empregadas na Alemanha, França e Estados Unidos.[2][3] Em consequência dos resultados do relatório de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, o Governo dos Países Baixos decidiu no final de setembro de 2007 não prolongar o licenciamento de urnas eletrônicas da empresa Nerap para fins eleitorais