terça-feira, 21 de abril de 2009

MAURÍCIO DE SOUSA

Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel, em outubro de 1935. As suas histórias e personagens são hoje conhecidas em todo mundo: Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali, Bidu, Franjinha, Horácio… Foi em 1959 e começou a criar histórias-em-quadrinhos. Suas primeiras criações foram Bidu e Franjinha. A partir daí surgiram os outros personagens que ganharam as páginas de jornais, revistas e livros, as telas do cinema e a televisão.

De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares[4] — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini[5], que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio:

  • Mônica: Responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados.
  • Magali: Colabora como roteirista.
  • Marina: Ajuda na criação de novas histórias.

Em 2007 Maurício de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".

Nenhum comentário: